Carrinho

0 Item - R$0,00

Lançamento: “O Futebol Como Linguagem” de David Azoubel Neto

Nascido há 80 anos em Vitória de Santo Antão e criado no Recife, David Azoubel Neto se tornou psicanalista em 1972, com uma ideia fixa: associar o esporte de milhões à psicanálise. Ele conseguiu, em 300 páginas.

O livro “O Futebol Como Linguagem – Da Mitologia à Psicanálise” foi lançado neste ano pela Funpec Editora. Na capa, o quadro “Futebol”, de Portinari, numa tela de 1935.

Logo no início, a evolução da simbologia, com a comemoração de Bebeto na Copa de 1994, quando ele saiu balançando os braços, como se estivesse embalando um bebê. O seu filho havia nascido dois dias antes. Nesta década, a homenagem ganhou novas versões, com o polegar na boca (chupeta) e a bola por dentro da camisa (gravidez).

O livro passeia também em outros simbolismos, como o sinal da cruz a cada lance, como numa véspera de batalha. Ou o fato de entrar no gramado com o pé direito, mania estentida inclusive àqueles que são canhotos…

Passagens da infância do autor se confundem com alguns capítulos, mas sem perder o traço da revolução social causada pelo futebol. Vale a leitura.

[Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=26682]
Read More

Leave a Reply

*